domingo, 5 de julho de 2009
blOg Diplomático: clareza, conteúdo, coesão e precisão. Sempre atualizado!!!
O blOg Diplomático: sempre atualizadíssimo. Abordando em uma linguagem didática e precisa um tema bastante contemporâneo no Brasil, os crimes virtuais.
Os crimes virtuais, são cada vez mais comuns em nosso país. Esse tipo de delito tornou-se um imperativo nas questões sociais discutidas pelo governo no que concerne a segurança pública, já que na internet, supostamente, não há barreiras. Um grande desafio à governança, que precisa urgentemente adequar suas políticas públicas de forma à combater esse problema.
É necessário, também, um esforço conjunto de toda a sociedade, onde cada internauta seja consciente dos riscos e de como prevenir-se desses ataques virtuais.
No último sábado (04/07/2009), uma reportagem no Jornal Hoje, dá uma valiosa contribuição acerca do assunto.
Saiba como proteger seus dados de criminosos virtuais
As lan houses é um serviço cada vez mais procurado pelos brasileiros, mas é importante saber o que fazer para impedir que seus dados sejam aproveitados pelos criminosos virtuais.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Análise – Datagrama IP
O que é TCP/IP?
O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Seu nome vem da união de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol).
A arquitetura lógica TCP/IP proporciona a interligação de diferentes tecnologias de redes.
Relação entre os protocolos TCP e IP.
O TCP usa o IP para a entrega dos datagramas à rede, e os pontos de conexão são identificados por múltiplas ligações em cada host. As portas são associadas e ativadas por meio de uma aplicação (processo).
O IP trata o pacote TCP como dados e não interpreta qualquer conteúdo da mensagem do TCP, sendo que os dados TCP possibilitam o tráfego pela rede por meio de datagramas IP. Os roteadores que interligam as redes apenas verificam o cabeçalho IP, quando fazem o envio dos datagramas.
Para tornar mais fácil e prática a compreensão acerca desses dois protocolos, será tomado como exemplo o trabalho do carteiro, onde a sua função é identificar os dados contidos no endereçamento das correspondências, processar esses dados em informações e dar correta destinação. O protocolo TCP, de forma genérica, realiza atividades semelhantes à do carteiro. O protocolo IP, pode ser comparado aos dados da correspondência, que, per si, não bastam para entrega da informação. Ou seja, juntos, estes protocolos se completam, oferecendo um serviço confiável de forma eficiente.
Protocolos de rede
TCP (Transmission Control Protocol)
O TCP (Transmission Control Protocol) é um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet. A versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado a redes globais, já que este desempenha várias funções, incluindo: transmissão confiável de dados com detecção e correção de erros; garantia de transmissão de dados corretos e na ordem adequada; retransmissão de dados não recebidos no ponto de rede de destino e garantia de não duplicação de dados durante o envio dos dados da origem ao destino.
Foco de análise IP (Internet Protocol)
Análise por meio de um datagrama
Endereços IP codificam a rede e a máquina dentro da rede.
A comunicação entre máquinas se dá por meio do protocolo IP. Para identificar cada máquina e a própria rede onde estas estão situadas, é definido um identificador, chamado endereço IP, que serve especificamente para identificação de um determinado host emissor de pacotes de dados.
O protocolo IP realiza a função mais importante que é a própria comunicação inter-redes. Para isto ele realiza a função de roteamento (direcionamento) que consiste no transporte de pacotes de dados entre redes e na decisão de qual rota (endereço) esses pacotes devem seguir por meio da estrutura de rede para chegar ao destino.
A unidade básica de transferência do pacote de dados no TCP/IP é chamada de datagrama IP. Ele é composto por um cabeçalho (header) contendo informações para o IP e dados acerca de sua transmissão entre hosts.
A tarefa do IP é fornecer a melhor forma de transportar datagramas da origem ao destino, independente se as máquinas estão na mesma rede ou em redes intermediárias. Um datagrama de IP é composto de várias partes. O cabeçalho é composto de informações variadas, incluindo endereços de IP de origem e de destino. Estes elementos juntos formam um cabeçalho completo. A parte restante do datagrama contém os dados que estão sendo enviados. O que surpreende no protocolo de Internet é que, os datagramas podem ser fragmentados durante sua viagem e mais tarde montados no seu destino.
Partindo desse pressuposto, o datagrama IP referenciará a questão da proveniência arquivística. Os parâmetros de análise Diplomática & Tipológica utilizados serão baseados nos campos de descrição do datagrama IP abaixo ilustrado.
Análise Diplomática do Datagrama
Fundo: Polícia Federal (investigadora)
Espécie: Datagrama
Função administrativa: Infomar o trâmite (troca de dados) entre as máquinas conectadas à rede mundial de computadores.
Função Arquivística:Provar por meio do IP de origem a questão da proveniência.
Gênero: Textual
Linguagem: Binária
Forma: Original
Formato: Sabendo que a Polícia Federal irá incluir o Datagrama como prova do crime ao processo, pressupõe-se que a tabela do Datagrama será impressa
Suporte: Winchester (disco rigido) do criminoso e da vítima.
Limite máximo: 32 bits (cabeçalho) – 192 bits (dados).
Acesso: Restrito, pois ele é chaveado (criptografado).
Sinais de validação: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Segurança: Criptografia
Valor Legal: As informações da página na internet possuem valor legal, porém para que se possa provar legalmente o delito, a forma impressa é a mais recomendada. Devido à facilidade de alterarem o conteúdo se em formato eletrônico.
Temporalidade: Por constituir um elemento de prova em no processo, e após seu trânsito em julgado, a Polícia Federal irá definir sua temporalidade.
Descrição do documento (estrutura): Tabela composta pela régua binária (até 32 bits – horizontalmente / até 192 bits – verticalmente). O cabeçalho do datagrama é composto pelos campos: “Versão do IP”; “Tamanho do cabeçalho”; “Tipo de serviço”; “Comprimento do pacote de dados”; “Identificador”; “Flags”; “Offset”; “Tempo de Vida”; “Protocolo”; “Checksum”; “Endereço de origem”; “Endereço de Destino” e “Opções (se houver). Anexo ao cabeçalho está o campo “Dados”.
Análise - Vídeos - Orkut
Fundo: Polícia Federal (investigadora)
Espécie: Vídeos Favoritos
Função administrativa: Exibir vídeos que são preferências do usuário
Função Arquivística: Comprovar que o usuário postou vídeos no Orkut.
Gênero: Textual e Visual
Linguagem: Binária
Forma: Original
Formato: Sabendo que a Polícia Federal irá incluir os vídeos como prova do crime ao processo, pressupõe-se que os vídeos serão impressos em dimensões A4.
Suporte: Winchester (disco rígido) do criminoso e da vítima.
Limite máximo: 1000 vídeos
Acesso: Pode ser restringido pelo usuário do Orkut.
Sinais de validação: Foto do usuário, símbolo do Orkut na margem superior esquerda, e do Google na margem inferior direita.
Segurança: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Valor Legal: As informações da página na internet possuem valor legal, porém para que se possa provar legalmente o delito, a forma impressa é a mais recomendada. Devido à facilidade de alterarem o conteúdo se em formato eletrônico.
Temporalidade: Por constituir um elemento de prova em no processo, e após seu trânsito em julgado, a Polícia Federal irá definir sua temporalidade.
Descrição do documento (estrutura):
- Coluna Central Superior:
Logotipo do Orkut; link para o início (página principal do perfil do usuário logado); link para o perfil do usuário logado; link para página de recados do usuário logado; link para as páginas de amigos do usuário logado; link para as páginas das comunidades do usuário logado; identificação do usuário logado (email); link para fazer o logout do usuário logado.
- Coluna à Esquerda:
Identificação do usuário: Foto principal do seu perfil, sexo e local ; link para denúncia de abuso; link “mais”, para enviar mensagem, para enviar cantada, para adicionar o perfil à favoritos, para adicionar o perfil à paqueras, para adicionar o perfil à gatos e gatas, para remover o usuário da sua lista de amigos e para ignorar o usuário; link para o perfil do usuário; link para a página de recados ; link para os álbuns de fotos e link para os eventos.
- Coluna Central Inferior:
Link para as páginas: primeira, anterior, próxima e última; Visualização do Vídeo , nome do vídeo no Youtube; descrição do vídeo: título do vídeo, nome do vídeo dado, data de adicionamento do vídeo, tempo de duração do vídeo; link para visualização do vídeo no Youtube; link para deixar um recado; link para adicionar o vídeo de quem o visualiza; link para voltar para outros vídeos; link para denunciar abuso por parte do usuário
- Coluna Inferior:
Visualização dos amigos online no Google Talk; link para o acesso ao Orkut.com, link para visualização do blog do Orkut; link para os desenvolvedores do Orkut; link para o centro de segurança para o Orkut; link para privacidade no Orkut; link para os termos de uso do Orkut; link para publicidade; link para pedir ajuda ao Orkut; logotipo do Google.
Análise - Comunidades - Orkut
Análise Diplomática das comunidades do Orkut
Fundo: Polícia Federal (investigadora)
Espécie: Minhas Comunidades
Função administrativa: Agrupar e interagir com usuários que compartilham os mesmos posicionamentos a respeito de determinado assunto.
Função Arquivística: Provar ligações afetivas existentes entre os usuários.
Gênero: Textual e Visual
Linguagem: Binária
Forma: Original
Formato: Sabendo que a Polícia Federal irá incluir as comunidades como provas do crime ao processo, pressupõe-se que as comunidades serão impressas
Suporte: Winchester (disco rígido) do criminoso e da vítima.
Limite máximo: 1000 Comunidades
Acesso: Pode ser restringido pelo usuário do Orkut.
Sinais de validação: Foto do usuário, logo do Orkut no canto superior esquerdo e canto inferior esquerdo. Logo do Google no canto inferior direito.
Valor Legal: As informações da página na internet possuem valor legal, porém para que se possa provar legalmente o delito, a forma impressa é a mais recomendada. Devido à facilidade de alterarem o conteúdo se em formato eletrônico.
Temporalidade: Por constituir um elemento de prova em no processo, e após seu trânsito em julgado, a Polícia Federal irá definir sua temporalidade.
Descrição do documento (estrutura):
Dividido em três colunas:
1ª coluna:
- Nome da comunidade
- Quantidade de membros
- Link para deixar comunidade
- Link para convidar amigos
- Link para denunciar abuso
- Link para o fórum
- Link para as enquetes
- Link para visualizar os membros da comunidade
2ª coluna:
- Descrição
- Idioma
- Categoria: assunto relacionado, ex.: alunos e escolas.
- Dono: criador (a) da comunidade
- Moderadores: pessoas que cuidam da comunidade, podendo ser o próprio dono.
- Tipo: pública - qualquer um pode entrar ou moderada- precisa de permissão dos moderadores
- Privacidade do conteúdo: apenas membros ou aberta ao para não-membros.
- Local de criação
- Data de criação
- Número de membros
- Fórum da comunidade
- Enquete da comunidade
3ª coluna:
- Quantidade de membros
- Fotos dos membros
- Comunidades relacionadas à comunidade.
Análise - Fotos - Orkut
Análise Diplomática das fotos do Orkut
Fundo: Polícia Federal (investigadora)
Espécie: Fotos
Função administrativa: Compartilhar fotos
Função Arquivística: Provar que o usuário exibe tais fotos ou participa de determinadas fotos.
Gênero: Textual e Visual
Linguagem: Binária
Forma: Original
Formato: Sabendo que a Polícia Federal irá incluir as fotos como provas do crime ao processo, pressupõe-se que as fotos serão impressas
Suporte: Winchester (disco rígido) do criminoso e da vítima.
Limite máximo: O usuário pode colocar até 1000 fotos. Em 10 álbuns com no máximo 100 fotos cada. Cada foto com no máximo 10MB.
Acesso: Pode ser restringido pelo usuário do Orkut
Sinais de validação: Foto do usuário, logo do Orkut no canto superior esquerdo e canto inferior esquerdo. Logo do Google no canto inferior direito.
Segurança: O usuário pode restringir o acesso às fotos pelos demais usuários, o que evita a cópia e utilização indevida das fotos.
Valor Legal: As informações da página na internet possuem valor legal, porém para que se possa provar legalmente o delito, a forma impressa é a mais recomendada. Devido à facilidade de alterarem o conteúdo se em formato eletrônico.
Temporalidade: Por constituir um elemento de prova em no processo, e após seu trânsito em julgado, a Polícia Federal irá definir sua temporalidade.
Descrição do documento (estrutura):
Apenas uma coluna central:
- Fotos do usuário
- Fotos nas quais o usuário está presente
- Opção de criar novo álbum
- Álbuns (Nome do álbum, última atualização, pessoas com as quais o usuário compartilha as fotos)
- Opções de visualizar o álbum , adicionar mais fotos , editar álbum e excluir álbum
Análise - Recados - Orkut
Análise Diplomática dos recados do Orkut
Fundo: Polícia Federal (investigadora)
Espécie: Minha página de fotos
Função administrativa: Propor o diálogo entre os usuários do Orkut.
Função Arquivística: Provar o que foi dito pelos usuários do Orkut.
Gênero: Textual e Visual
Linguagem: Binária
Forma: Original
Formato: Sabendo que a Polícia Federal irá incluir os recados como provas do crime ao processo, pressupõe-se que os recados serão impressos em dimensões A4.
Suporte: Winchester (disco rígido) do criminoso e da vítima.
Limite máximo: O usuário pode colocar até 1000 fotos. Em 10 álbuns com no máximo 100 fotos cada. Cada foto com no máximo 10MB.
Acesso: Pode ser restringido pelo usuário do Orkut.
Sinais de validação: Foto do usuário, logo do Orkut no canto superior esquerdo e canto inferior esquerdo. Logo do Google no canto inferior direito.
Segurança: O usuário pode restringir o acesso aos recados pelos demais usuários.
Valor Legal: As informações da página na internet possuem valor legal, porém para que se possa provar legalmente o delito, a forma impressa é a mais recomendada. Devido à facilidade de alterarem o conteúdo se em formato eletrônico.
Temporalidade: Por constituir um elemento de prova em no processo, e após seu trânsito em julgado, a Polícia Federal irá definir sua temporalidade.
Descrição do documento (estrutura): Apenas uma coluna central:
- Caixa de Texto para o envio de recados no formato texto ou HTML para amigos. A caixa possui opções de enviar, visualizar, adicionar foto e dicas de recados;
-Espécie (Minha página de recados), número de recados, usuários que podem escrever recados, configuração;
-Opção de excluir os recados, denunciar spam e quantos recados por página serão exibidos;
- Recados;
-Opção de responder.
Análise - Perfil - Orkut
Análise Diplomática do perfil do Orkut
Fundo: Polícia Federal (investigadora)
Espécie: Perfil do usuário
Função administrativa: Identificar o usuário. Expor suas preferências e seus dados. Dar acesso às outras partes do perfil.
Função Arquivística: Textual e Visual
Gênero: Uma vez cometido o crime em questão a função arquivística do perfil do usuário será provar o crime, através dos dados adicionados pelo próprio usuário.
Linguagem: Binária
Forma :Original
Formato: Sabendo que a Polícia Federal irá incluir o Perfil como prova do crime ao processo, pressupõe-se que o Perfil será impresso
Suporte: Winchester (disco rígido) do criminoso e da vítima.
Limite máximo: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Acesso: Irrestrito
Sinais de validação: Logomarca do Orkut no início e final das páginas. Layout desenvolvido pelo Orkut.
Segurança: Para fazer modificações é necessário senha do usuário.
Valor Legal:As informações da página na internet possuem valor legal, porém para que se possa provar legalmente o delito, a forma impressa é a mais recomendada. Devido à facilidade de alterarem o conteúdo se em formato eletrônico.
Temporalidade: Por constituir um elemento de prova em no processo, e após seu trânsito em julgado, a Polícia Federal irá definir sua temporalidade.
Descrição do documento (estrutura): O perfil é dividido em várias partes, como uma tabela, onde o número de células varia de acordo com o número de aplicativos adicionados pelo usuário.
Mas possui 5 células que são invariáveis, que seriam: o perfil em si, uma célula denominada ‘Meus amigos’, outra ‘Minhas comunidades’, uma ‘Meus depoimentos’ e a última, que não tem nome específico, que contêm a foto do usuário daquele perfil, e vários botões, que dá acesso a outras páginas do perfil do usuário em questão.
A célula central onde se encontram os dados do usuário é dividida em três abas, social, profissional e pessoal. Na aba social, a principal, possui alguns campos de preenchimento obrigatório: nome e sobrenome, sexo e qual seu país de origem. Os outros campos como relacionamento, data de nascimento, e endereço não são obrigatórios. Nem o preenchimento das outras abas.
Na célula ‘meus amigos’ é possível visualizar 9 fotos dos amigos do usuário e por meio de um botão de hiperlink você pode ter acesso a uma outra tabela onde aparecem 18 fotos, ou 18 perfis de amigos, essa tabela é dividida em páginas que varia de número de acordo com a quantidade amigos que o usuário possui.
Em ‘Minhas Comunidades’ é possível ver parte das comunidades que usuário participa e como em ‘Meus amigos’ por meio de um botão você tem acesso a todas as outras comunidades, mas que dessa vez aparecem como uma lista, também divida em páginas.
A parte que contém os depoimentos do usuário, exibido como uma lista aparece a foto de cada pessoa que mandou o depoimento e a sua mensagem, que seria o depoimento.
Os botões presentes na célula a direita que contêm a foto do usuário do perfil se resumem a: ‘adicionar como amigo’, ‘criar depoimento’, ’denunciar abuso’, ‘perfil’, ‘recados’, ‘fotos’, ‘vídeos’, ‘depoimentos’, ‘atualizações’ e ‘eventos’.
Brasil domina Orkut com mais de 60% dos usuários
Leia a reportagem na íntegra
Escolhemos esse site de relacionamento, por ser o mais popular no Brasil. E também porque é o meio virtual em que mais ocorre o tipo de crime que escolhemos: Difamação.
É importante ressaltar que os perfis expostos neste blogue são falsos, criados pelo grupo exclusivamente para ilustrar o crime.
Manual de Aplicação da Análise Diplomática para o Orkut
Passo a passo:
1. Identificar o fundo;
2. Contemplar quantos aplicativos o orkut possui;
3. Nomear as espécies (os aplicativos) ;
4. Clicar no link do aplicativo disponível na home - page do orkut para visualizar o aplicativo integralmente;
5. Constatar a função administrativa do aplicativo;
6. Constatar a função arquivística do aplicativo;
7. Constatar o gênero;
8. Constatar a linguagem;
9. Constatar a forma;
10. Constatar o formato;
11. Constatar o suporte;
12. Constatar o limite máximo;
13. Constatar a quem é permitido o acesso ao aplicativo;
14. Constatar os sinais de validação;
15. Constatar as ferramentas de segurança do aplicativo;
16. Constatar o valor legal;
17. Constatar a temporalidade;
18. Descrever a estrutura do documento por colunas, detalhando seus dados do início para o fim da página, da esquerda para a direita.
Contexto da Análise Diplomática e Tipológica
*Um rapaz não conformado com o término de seu namoro, usa a internet como meio para se vingar por ter seu orgulho ferido e resolve, então, expor alguns momentos de intimidade registrados quando na época do namoro.
Para a execução do crime o rapaz cria um perfil falso (fake), no site de relacionamento Orkut, onde estão contidas as principais provas do ato ilícito, que seriam: as fotos, os vídeos, e recados trocado entre ele e a vítima.
O endereço IP do usuário é considerado a prova cabal para o desvendamento do crime e a chave para chegar à conclusão do caso.
A investigação do crime está sob responsabilidade da Polícia Federal, que fica encarregada da reunião de toda a documentação produzida no decorrer do caso. *
Afinal, o que é o orkut?
O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google (figura 1). Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.
O serviço foi designado para ajudar os usuários a encontrar novos amigos e manter as amizades já existentes. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários. É o site mais visitado.
Originalmente a sede do orkut era na California, mas em agosto de 2008, Google anunciou que o orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil. Isso foi decidido devido a grande quantidade de usuários brasileiros e o crescimento dos assuntos legais.
Usuários
Em 20 de agosto de 2007 o orkut contava com mais de sessenta milhões (68.182.265 em ) de usuários cadastrados. Destes a maioria (51,18%) é brasileira. Em média, a cada 8 dias, 1 milhão de novos usuários ingressam no Orkut por meio de convites enviados por email ou criando uma conta no Google.
As pessoas mais jovens têm mais interesse no Orkut. Aproximadamente 60,53% são pessoas que tem de 18 a 25 anos. Porém esse número não é real, pois pessoas menores de 18 anos também participam da rede, colocando idades incorretas já que as regras não permitiriam a entrada de tais jovens. Pessoas de 26 a 30 anos têm o segundo colocado em participação de idades com 13,07%, (este número apresenta maior exatidão).
Os interesses ao se cadastrar na rede são inúmeras. De acordo com as alternativas que o orkut dispõe, 60,05% dos usuários estão participando para fazer novos amigos e encontrar os antigos; em segundo lugar estão aqueles que procuram companheiros para atividades, com 18,73%.
Questões Legais no Brasil
No dia 22 de agosto de 2006, o juiz federal José Marcos Lunardelli ordenou que o Google liberasse informações de usuários de uma lista de brasileiros suspeitos de usarem o orkut para vender drogas e envolvidos em pornografia infantil. O juiz ordenou o Google a pagar 23 mil dólares por dia até que as informações fossem entregues ao governo brasileiro. No dia 27 de setembro de 2006 o Google declarou que não iriam entregar as informações afirmando que as informações estão nos servidores do Google nos Estados Unidos e não nos servidores do Brasil, e assim não estavam sujeitos às leis brasileiras.
Em 16 de março de 2009, a comunidade Discografias, a maior do Orkut para troca de músicas, que continha mais de 921 mil usuários registrados, foi desativada. Na comunidade, os usuários compartilhavam links para álbuns musicais inteiros, sem qualquer pagamento, o que gerou uma série de ameaças judiciais por parte de associações de defesa de direitos autorais. A comunidade era acessada por mais de um milhão de pessoas e era considerada uma das principais plataformas da internet no Brasil para quem buscava seu conteúdo.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Dicas do orkut para segurança no orkut!
Crie uma senha difícil: Embora "seunome123" seja sempre uma senha tentadora de se criar, tenha em mente que ela também é tão fácil para os usuários mal intencionados descobrirem quanto é para você lembrar-se dela. Tente criar uma senha que envolva uma combinação de letras e números e que ninguém consiga adivinhar facilmente, mesmo que saiba algumas informações básicas sobre quem você é. O mesmo serve para a pergunta de segurança (a pergunta que aparece se você esquecer sua senha) – você deve tentar escolher uma pergunta que apenas você saiba responder.
Mantenha suas informações pessoais em segredo: nunca compartilhe sua senha e nome de usuário do orkut com amigos ou em um site não autenticado pelo Google. O orkut não permite que nenhum site externo armazene informações de login e nunca solicitará que você as digite em nenhum outro lugar fora da página de login do orkut. Por precaução, verifique sempre se sua barra de endereços indica "https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?....." e nada mais quando você estiver compartilhando sua senha e nome de usuário do orkut.
Deixe os códigos com os engenheiros: nunca copie e cole códigos na sua barra de endereços, independentemente do que eles supostamente podem fazer. Normalmente esses scripts na verdade enviam mensagens (em seu nome!) para seus amigos tentando enganá-los para que forneçam informações pessoais.
Downloads e orkut não se misturam: Nunca baixe nenhum arquivo do orkut, especialmente aqueles que terminam em ‘.vb’ ou ‘.exe’. Esses arquivos frequentemente são vírus que podem infectar seu computador e começar a enviar milhares de mensagens spam em seu nome. Sites externos que oferecem skins ou temas especiais para o orkut são especialmente arriscados.
Pense duas vezes antes de clicar em links externos: Links para sites fora do orkut que aparecem em recados e posts não foram verificados pela equipe do orkut e podem levar você para sites nocivos. Recomendamos clicar apenas em links que levam a sites confiáveis ou nos que são de outros usuários do orkut que você conhece bem.
É sempre bom ter um software antivírus: Mesmo o orkuteiro mais consciente pode ser vítima de um ataque de phishing, portanto é importante estar sempre alerta e preparado. Verificar regularmente seu computador com um software antivírus atualizado é uma maneira excelente de mantê-lo seguro. Ainda não instalou um software antivírus no computador? Dê uma olhada no Google Pack.
Para informar-se sobre os novos recursos do orkut, dê uma olhada nos apps!: Algumas vezes um site não oficial pode oferecer recursos especiais para o orkut, mas esses sites são conhecidos por dominar as contas do orkut e violar diretamente nossos Termos de Serviço. Se você estiver procurando uma nova e divertida funcionalidade do orkut, dê uma olhada nos milhares de aplicativos disponíveis. Todos esses aplicativos foram criados por desenvolvedores talentosos de acordo com as normas que acreditamos o ajudarão a mantê-lo seguro on-line. Se você não visitou o diretório de aplicativos recentemente, dê uma olhada – você poderá ficar surpreso com tanta coisa legal que você encontrará.Se você tem mais dicas para ficar seguro no orkut e achar que poderá beneficiar os outros usuários, vá até o grupo U2U (Fórum de usuários) do orkut e compartilhe-as!