sexta-feira, 3 de julho de 2009

Análise - Perfil - Orkut

Clique na Imagem para ampliá-la


Análise Diplomática do perfil do Orkut

Fundo: Polícia Federal (investigadora)

Espécie: Perfil do usuário

Função administrativa: Identificar o usuário. Expor suas preferências e seus dados. Dar acesso às outras partes do perfil.

Função Arquivística: Textual e Visual

Gênero: Uma vez cometido o crime em questão a função arquivística do perfil do usuário será provar o crime, através dos dados adicionados pelo próprio usuário.

Linguagem: Binária

Forma :Original

Formato: Sabendo que a Polícia Federal irá incluir o Perfil como prova do crime ao processo, pressupõe-se que o Perfil será impresso em dimensões A4.

Suporte: Winchester (disco rígido) do criminoso e da vítima.

Limite máximo: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Acesso: Irrestrito

Sinais de validação: Logomarca do Orkut no início e final das páginas. Layout desenvolvido pelo Orkut.

Segurança: Para fazer modificações é necessário senha do usuário.

Valor Legal:As informações da página na internet possuem valor legal, porém para que se possa provar legalmente o delito, a forma impressa é a mais recomendada. Devido à facilidade de alterarem o conteúdo se em formato eletrônico.

Temporalidade: Por constituir um elemento de prova em no processo, e após seu trânsito em julgado, a Polícia Federal irá definir sua temporalidade.

Descrição do documento (estrutura): O perfil é dividido em várias partes, como uma tabela, onde o número de células varia de acordo com o número de aplicativos adicionados pelo usuário.

Mas possui 5 células que são invariáveis, que seriam: o perfil em si, uma célula denominada ‘Meus amigos’, outra ‘Minhas comunidades’, uma ‘Meus depoimentos’ e a última, que não tem nome específico, que contêm a foto do usuário daquele perfil, e vários botões, que dá acesso a outras páginas do perfil do usuário em questão.

A célula central onde se encontram os dados do usuário é dividida em três abas, social, profissional e pessoal. Na aba social, a principal, possui alguns campos de preenchimento obrigatório: nome e sobrenome, sexo e qual seu país de origem. Os outros campos como relacionamento, data de nascimento, e endereço não são obrigatórios. Nem o preenchimento das outras abas.

Na célula ‘meus amigos’ é possível visualizar 9 fotos dos amigos do usuário e por meio de um botão de hiperlink você pode ter acesso a uma outra tabela onde aparecem 18 fotos, ou 18 perfis de amigos, essa tabela é dividida em páginas que varia de número de acordo com a quantidade amigos que o usuário possui.

Em ‘Minhas Comunidades’ é possível ver parte das comunidades que usuário participa e como em ‘Meus amigos’ por meio de um botão você tem acesso a todas as outras comunidades, mas que dessa vez aparecem como uma lista, também divida em páginas.

A parte que contém os depoimentos do usuário, exibido como uma lista aparece a foto de cada pessoa que mandou o depoimento e a sua mensagem, que seria o depoimento.

Os botões presentes na célula a direita que contêm a foto do usuário do perfil se resumem a: ‘adicionar como amigo’, ‘criar depoimento’, ’denunciar abuso’, ‘perfil’, ‘recados’, ‘fotos’, ‘vídeos’, ‘depoimentos’, ‘atualizações’ e ‘eventos’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário