sexta-feira, 3 de julho de 2009

Afinal, o que é o orkut?

(Orkut e o orkut)
Origem: Wikipédia.

O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google (figura 1). Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.

Foto: Orkut Büyükkokten

O serviço foi designado para ajudar os usuários a encontrar novos amigos e manter as amizades já existentes. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários. É o site mais visitado.

Originalmente a sede do orkut era na California, mas em agosto de 2008, Google anunciou que o orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil. Isso foi decidido devido a grande quantidade de usuários brasileiros e o crescimento dos assuntos legais.

Usuários

Em 20 de agosto de 2007 o orkut contava com mais de sessenta milhões (68.182.265 em ) de usuários cadastrados. Destes a maioria (51,18%) é brasileira. Em média, a cada 8 dias, 1 milhão de novos usuários ingressam no Orkut por meio de convites enviados por email ou criando uma conta no Google.

As pessoas mais jovens têm mais interesse no Orkut. Aproximadamente 60,53% são pessoas que tem de 18 a 25 anos. Porém esse número não é real, pois pessoas menores de 18 anos também participam da rede, colocando idades incorretas já que as regras não permitiriam a entrada de tais jovens. Pessoas de 26 a 30 anos têm o segundo colocado em participação de idades com 13,07%, (este número apresenta maior exatidão).

Os interesses ao se cadastrar na rede são inúmeras. De acordo com as alternativas que o orkut dispõe, 60,05% dos usuários estão participando para fazer novos amigos e encontrar os antigos; em segundo lugar estão aqueles que procuram companheiros para atividades, com 18,73%.

Questões Legais no Brasil

No dia 22 de agosto de 2006, o juiz federal José Marcos Lunardelli ordenou que o Google liberasse informações de usuários de uma lista de brasileiros suspeitos de usarem o orkut para vender drogas e envolvidos em pornografia infantil. O juiz ordenou o Google a pagar 23 mil dólares por dia até que as informações fossem entregues ao governo brasileiro. No dia 27 de setembro de 2006 o Google declarou que não iriam entregar as informações afirmando que as informações estão nos servidores do Google nos Estados Unidos e não nos servidores do Brasil, e assim não estavam sujeitos às leis brasileiras.

Em 16 de março de 2009, a comunidade Discografias, a maior do Orkut para troca de músicas, que continha mais de 921 mil usuários registrados, foi desativada. Na comunidade, os usuários compartilhavam links para álbuns musicais inteiros, sem qualquer pagamento, o que gerou uma série de ameaças judiciais por parte de associações de defesa de direitos autorais. A comunidade era acessada por mais de um milhão de pessoas e era considerada uma das principais plataformas da internet no Brasil para quem buscava seu conteúdo.

Por que escolhemos o Orkut?
Escolhemos esse site de relacionamento por ser o maior e o mais popular no Brasil. E também por esses morivos, é o meio virtual em que mais ocorre o tipo de crime que estamo focando: Difamação.
É importante ressaltar que os perfis expostos neste blog são falsos, criados pelo grupo exclusivamente para ilustrar o crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário