Uma abordagem prática dos conceitos de veracidade e autenticidade documental.
Reportagem apresentada no programa Fantástico do Dia: 28/06/09
Homem chega a fugir das câmeras do Fantástico
Veja a reportagem na íntegra
ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS. Núcleo Regional de São Paulo. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística: contribuição para o estabelecimento de uma terminologia arquivística em língua portuguesa. São Paulo: CENADEM, 1990.
BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica em arquivística; reconhecendo e utilizando o documento de arquivo. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo / Arquivo do Estado, 2000. (Projeto Como Fazer)
BRASIL. Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991. Disponível in: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm
DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vásquez. armona (Sevilla): S&C 1996.
______. (ed) La conservación a largo plazo de documentos electrónicos autênticos: Hallazgos del Proyecto InterPARES. Cartagena: Concejalía de Cultura:3000 Informática, 2005.
CARUCCI, P. Il documento contemporaneo: diplomatica e criteri di edizione. Roma: La nuova Italia scientifica, 1987.
GRUPO DE TRABAJO DE ARCHIVEROS MUNICIPALES DE MADRID. Manual de tipología documental de los municipios. Madrid: Consejería de Cultura, 1988 (Archivos, Estudios, 2).
LOPEZ, André Porto Ancona. Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras. São Paulo: Loyola, História Social USP, 1999. (Teses) esp. p.81-133.
ROBREDO, Jaime. Documentação de hoje e de amanhã: uma abordagem revisitada e contemporânea da ciência da informação e de suas aplicações biblioteconômicas, documentárias, arquivísticas e museológicas. 4ed. revista e ampliada. Brasília, DF: Edição de autor, 2005. 409 p.
RODRIGUES, Ana Célia. Tipologia documental como parâmetro para gestão de documentos de arquivo: um manual para o município de Campo Belo (MG). 2002. Dissertação (Mestrado)-Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, 2002.
RONDINELLI, Rosely Curi. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos: uma abordagem teórica da diplomática arquivística contemporânea. Rio de Janeiro: Editota FGV, 2007.
Wikipédia. Wikipédia a enciclopédia livre. Disponível in: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
Nenhum comentário:
Postar um comentário